No Clash of Clans, as estratégias de defesa giram em torno do layout da base, da colocação de armadilhas e de heróis, e as estratégias de ataque geralmente se resumem a exploração, Clan Castle Troops e composição do exército.
Dito isto, marchar para a batalha com uma horda desajeitada e incompatível nunca termina bem, e à medida que você sobe a escada TH , desbloqueando novas tropas, feitiços e heróis, suas estratégias de ataque devem mudar.
Esqueça a confusão com tropas abaixo da média; em vez disso, vamos analisar o melhor exército do Clash of Clans para cada prefeitura.
Town Hall 2 to Town Hall 7

Nesses estágios iniciais, a simplicidade e a força bruta, bem executadas, levam o dia enquanto você está aprendendo o jogo, assim como seus oponentes.
Town Hall 2-3: Gigantes e Arqueiros
Os seus confiáveis Giantes absorverão os golpes iniciais, agindo como escudos de carne, enquanto uma linha de Arqueiros segue, eliminando defesas e outras construções. Se o inimigo tiver um Castelo do Clã, tente atrair e despachar essas tropas do Castelo do Clã primeiro.
Salão da Cidade 4: Balões e Arqueiros
Com o Balões desbloqueado, suas opções de ataque se expandem um pouco. Estas ameaças aéreas atacam primeiro as defesas, o que as torna ideais para abrir bases iniciais. Os arqueiros oferecem um excelente apoio terrestre para a limpeza...
Sala da Cidade 5-7: Gigantes, Feiticeiros e Arqueiros (com Quebra-muros)
À medida que as bases se tornam mais compartimentadas, Os Quebra-muros são seus melhores amigos para criar um ponto de entrada. Os gigantes continuam a ser um tanque, mas agora os Feiticeiros juntam-se à luta, oferecendo excelentes quantidades de dano de salpicos para desmantelar grupos de edifícios e defesas. Os arqueiros continuam a ser cruciais para o afunilamento e a limpeza.
Câmara 8 a Câmara 11

É aqui que o Clash of Clans se torna interessante, e os heróis assumem o centro do palco, permitindo que estratégias mais complexas brilhem.
Town Hall 8: GOHO (Golem + Hog Riders)
O GOHO é uma estratégia sólida na Prefeitura 8. Ele funciona, já que dois Golems criam uma ampla frente de tanques, apoiados por Feiticeiros para criar um funil para lidar com as tropas e heróis do Castelo do Clã inimigo.
Uma vez que um caminho é limpo, você vai liberar seu Hog Riders em grupos específicos, usando Feitiços de Cura para mantê-los avançando através das defesas primárias e um feitiço de Veneno quando necessário para as tropas inimigas.
Town Hall 9: LavaLoon, Zap Lalo ou Mass Witches
Town Hall 9 (TH9) oferece uma enorme divergência ao atacar.
LavaLoon: Este é um clássico por uma razão. Cães de Lava absorvem o fogo da defesa aérea, protegendo seus Balões enquanto eles esmagam as defesas, enquanto os feitiços Fúria e Aceleração aceleram a destruição.
Zap Lalo: Uma variante única em que você usa Feitiços de Relâmpago (geralmente com um Feitiço de Terremoto) para eliminar uma ou duas defesas aéreas críticas e, às vezes, a Rainha Arqueira inimiga antes de lançar seu empurrão LavaLoon.
Bruxas em Massa: Não subestime o poder dos esqueletos. Um grande número de Bruxas, muitas vezes apoiadas por Golems ou Golems de Gelo e um Log Launcher, pode sobrecarregar muitos layouts de base TH9, dando-lhe uma vitória fácil.
Town Hall 10: Variações do GoWiPe ou Assaltos com Lançadores
Bem-vindos à era do TH10 da Torre do Inferno!
GoWiPe (Golem, Magos, P.E.K.K.A): Embora seja uma estratégia mais antiga, um GoWiPe bem utilizado ainda pode quebrar bases. Golems tankam, Feiticeiros limpam e P.E.K.K.As entram na base, criando um caminho livre para os seus batedores pesados.
Bruxas Golem Zap: Usar feitiços de Relâmpago e Terremoto para derrubar a Torre do Inferno e, em seguida, implantar Golems e Bruxas, é uma estratégia de ataque poderosa para o Centro de Vila 10.
Híbrido de Carga da Rainha (Mineiros e Porcos): Esta estratégia poderosa envolve um Carga da Rainha para eliminar uma grande parte da base e do CC inimigo, seguido por uma onda de Mineiros e Cavaleiros Porcos. Para isso, os feitiços de Cura e Congelamento são essenciais.
Town Hall 11: Dragões Elétricos ou Bruxa de Boliche
O Grande Guardião chega, adicionando mais uma camada às suas estratégias de ataque no TH11.
Dragões Elétricos em Massa: O Dragão Elétrico é uma potência, e uma frota deles, apoiada por Balões, Fúria e feitiços de Congelamento, pode dominar muitas bases. Para que isso funcione, é necessário um afunilamento cuidadoso para guiar adequadamente o raio em cadeia...
Bowler Witch: Bowlers e Bruxas, geralmente com Golems ou Golems de Gelo para tankar, criam uma forte força terrestre. Os feitiços de salto ajudam a navegar em bases complicadas, e a habilidade Tomo Eterno do Guardião proporciona uma invencibilidade útil.
Câmara 12 a Câmara 16

Aqui, os ataques geralmente envolvem várias fases, além de um timing preciso de feitiços e habilidades. Você também verá mais Super Tropas fazendo uma grande diferença.






Town Hall 12: DragBat, Zap Dragons, ou Queen Charge Super Archers
Town Hall 12 (TH12) introduz o Giga Tesla, atuando como uma forte defesa.
DragBat: Os dragões formam o empurrão principal, enquanto os Feitiços de Morcego são implantados com Feitiços de Congelamento para protegê-los de Torres Mágicas ou Infernos com vários alvos e desmantelar as defesas de retaguarda.
Dragões Zap: Semelhante às suas versões TH9 e TH10, isso envolve o uso de Feitiços de Relâmpago e, muitas vezes, um Feitiço de Terremoto para eliminar as principais defesas aéreas antes que os Dragões passem.
Super Arqueiros de Carga da Rainha: Uma estratégia de ataque forte e precisa para todos os níveis da Prefeitura onde os Super Arqueiros estão disponíveis. A Rainha Arqueira, com o apoio de Curandeiros, abre uma seção da base, permitindo que os Super Arqueiros, implantados a partir de um Quartel de Cerco ou Flamejante, atinjam alvos de alto valor à distância.
Centro da Vila 13: Híbrido de Carga da Rainha (Mineiros + Cavaleiros de Porcos)
Agora, o Choque Disparado entra na linha defensiva do Centro da Vila 13 (TH13). O Híbrido de Carga da Rainha continua a ser dominante. A tua Rainha, com o seu séquito de Curandeiros, cria o funil e lida com as tropas do Castelo do Clã e muitas vezes com o Campeão Real inimigo. Depois, os Mineiros e os Cavaleiros de Porco, apoiados por feitiços de Cura, Fúria e Congelamento, juntamente com o Grande Guardião e o Campeão Real, eliminam as defesas restantes.
Prefeitura 14: Super Arqueiro Yeti Smash ou Rainha Carga de Lalo
Na Prefeitura 14 (TH14), a mecânica de Mascotes adiciona outra dimensão à estratégia.
Super Arqueiro Yeti Smash: Os Yetis são excelentes tanques e geram Yetimitas que causam ainda mais caos. Os Super Arqueiros, posicionados, causam imensos danos à distância. Esse exército, muitas vezes apoiado por um Lançador de Troncos e uma mistura de feitiços de Fúria e Congelamento, pode achatar muitos layouts de TH14.
Lalo Carga da Rainha: Ainda uma das principais estratégias de ataque, a Carga da Rainha abre caminho e lida com ameaças importantes, como a Rainha inimiga e o CC, preparando o terreno para uma implantação cirúrgica do LavaLoon.
Salão da Cidade 15 e 16: Cavaleiro Raiz e Valquíria Spam, Variantes Híbridas e Dragão
À medida que você se aproxima do final do jogo, Salão da Cidade 15 (TH15) e Salão da Cidade 16, os exércitos precisam ser robustos e versáteis.
Smash do Cavaleiro Raiz / Spam do Cavaleiro Raiz e da Valquíria: Os Cavaleiros Raiz se tornaram uma força forte e, junto com as Valquírias ou outras tropas e apoiados por heróis e máquinas de cerco, podem destruir bases. Com essa estratégia, o cuidado com o afunilamento é fundamental para evitar que eles se desviem.
Híbrido de Carga da Rainha: Essa estratégia atemporal se adapta e continua forte, exigindo feitiços e habilidades de heróis na hora certa.
Dragões em Massa: Especialmente para o TH16, Dragões em massa combinados com cargas de heróis (como Minion Prince ou RC Charge) e bom uso de feitiços (Invisibilidade, Fúria) podem alcançar 3 estrelas. Combinações de Bola de Fogo e Balão Foguete também podem ser vistas com essa estratégia.
Town Hall 17

Na Prefeitura 17, o meta de ataque é caracterizado por estratégias terrestres e aéreas poderosas que usam as mais recentes super tropas, equipamentos de heróis e uso criativo de feitiços.
Alcançar esse alto nível da Prefeitura exige muito tempo, atualizações e tempo de jogo. No entanto, para os jogadores que procuram saltar diretamente para estas estratégias e jogabilidade de alto TH, começar com uma base bem actualizada da igitems pode ser um grande vencedor.
Em termos de exércitos no TH 17, o exército terrestre mais forte é o Super Yeti Smash, emparelhado com Electro Titans ou Root Riders. Essa abordagem se baseia em fazer um funil com um Guardião ou Carga da Rainha, depois enviar Super Yetis e tropas de apoio pelo núcleo, usando Fúria, Cura e Feitiços de Esqueleto para distrair defesas como o Monólito e a Artilharia Infernal. O Quartel de Cerco ou o Lançador de Troncos também são comumente usados para apoiar a investida principal, e o Campeão Real, com Botas Elétricas ou Lança-Foguete, fornece limpeza de retaguarda e atirador de elite.
Root Rider Valkyrie Smash é outra estratégia de solo de primeira linha, combinando a capacidade de tanque e velocidade dos Root Riders com o dano de respingo das Valquírias. No entanto, o afunilamento precoce e o uso rápido e oportuno da habilidade do Grande Guardião são essenciais para manter as tropas principais vivas. Ao mesmo tempo, os Feitiços de Esqueleto ajudam a neutralizar os heróis inimigos e as defesas de alto dano.
Para ataques aéreos, os Dragões em Massa com Feitiços de Invisibilidade e a Caminhada de Invisibilidade do Campeão Real continuam sendo ótimas escolhas. O RC limpa alvos de alto valor, abrindo um caminho limpo para os Dragões, que são então apoiados por Balões e uso de feitiços no momento certo para cobertura máxima da base.
Super Witch Fireball Smash e Warden Charge Mass Furnace também são viáveis, embora um pouco menos dominantes após as recentes mudanças de equilíbrio. Em todas as estratégias, o sucesso no TH17 depende de um afunilamento oportuno, equipamento de herói adaptável e implantação estratégica de feitiços para combater as defesas mais complicadas do jogo.
Dicas para qualquer nível de Prefeitura

Não importa o seu nível de TH, algumas dicas são eternas:
Escute a Base: Nunca ataque às cegas. Analise o layout da base, identifique as principais ameaças defensivas (Torres Infernais, Tiros Dispersos, Artilharia de Águia, localização do Castelo do Clã) e planeje sua entrada e uso de feitiços com base nessas informações.
Mestre no tempo dos feitiços: Um feitiço de cura lançado um segundo tarde demais ou um feitiço de raiva colocado um pouco fora pode ser a diferença entre ganhar e perder, mas a prática leva à perfeição.
Habilidades Heroicas são Transformadoras: As habilidades do Rei Bárbaro, da Rainha Arqueira, do Grande Guardião e do Campeão Real são seus trunfos. No entanto, saber quando ativar o Tomo Eterno do Guardião ou a Invisibilidade da Rainha é incrivelmente importante.
Prática, Prática, Prática: Ler sobre uma estratégia de ataque para cada prefeitura no igitems é uma coisa, mas executá-la sem falhas é outra. Recomendamos o uso de desafios amigáveis para testar suas habilidades antes de levá-las para a guerra.